terça-feira, 22 de abril de 2008

Olhos de vidro

Olá, pessoal,
Iniciamos o segundo bimestre tratando de um dos autores de que mais gosto, Marshall McLuhan. Inventivo, ousado, provocador, McLuhan propôs que se quiséssemos saber os efeitos que os meios de comunicação promovem na cultura deveríamos voltar nossas atenções para os próprios meios, e não para o conteúdo de suas mensagens. Análises de conteúdo não revelariam nada sobre as transformações culturais engendradas pelos meios de comunicação, pois, conforme ele, “o meio é a mensagem”, provocando muita confusão e polêmica com sua célebre frase.
Seu pensamento começa a se desenvolver na década de 60 do século 20, sob o impacto dos meios eletrônicos, sobretudo da televisão, por meio da qual vislumbrou a possibilidade da retomada de uma cultura baseada no modo de vida tribal, só que em escala planetária, uma “aldeia global”, como chamou.
Ele compreendeu os meios de comunicação como extensões dos sentidos humanos, por amplificarem nossa capacidade de perceber as informações do mundo.
Ao amplificarem nossos sentidos, disse ele, os meios de comunicação interferem no sistema nervoso central, treinando nossas habilidades cognitivas de acordo com suas possibilidades tecnológicas. Assim, o homem inventa a tecnologia e também é inventado por ela. O resultado é a modificação do conjunto das práticas humanas a partir desse contato.
Incompreendido em sua época, McLuhan vem sendo retomado no cenário das discussões atuais sobre o impacto das novas tecnologias de comunicação na cultura contemporânea.
Em nosso primeiro debate do segundo bimestre, as equipes irão discutir dois capítulos de seu clássico livro Understanding Media: The extensions of Man (“Os meios de comunicação como extensões humanas”, editado pela Cultrix): “O meio é a mensagem” e “O amante de gadgets”.
Os resumos dos textos serão publicados pelas equipes neste Blog, juntamente com as questões debatidas em classe.
Aguardo comentários.
Mirna Feitoza

2 comentários:

Anônimo disse...

Por: Sandra Simone B. Souza Milanetti- TURMA: CJN0IS2-2008

Queridos colegas

Iniciamos hoje o nosso primeiro debate e foi muito satisfatorio, pois consegui tirar algumas duvidas que eu tinha sobre Macluhan e sua teoria.
O fato e que a grande genialidade de Macluhan esta em afirmar que a tecnologia e a extensao do homem, como foi dado em sala de aula o ex. da " roda".
E que a cada tecnologia que surge, e criado um novo mundo, ou seja, acontecem as mudancas no nosso meio social, sendo assim ,acredito que nao conseguiriamos mais viver sem a tecnologia, sem essa extensao ja que e gracas a ela que temos a possibilidade de criar novos ambientes e novos homens.
Continuaremos a ver o mundo pelo radio , a tv e pela internet.
um bjo pra vcs e ate segunda se Deus quiser e um otimo fim de semana

Unknown disse...

Adorei esse tema Mirna. Realmente essa visão de "o meio é a mensagem" é muito interessante. Os meios de comunicação como extensores dos sentidos humanos, assim como a visão do "o amante de gadget", são os assuntos q mais me chamaram a atenção. Pontos de vista teóricos que nunca me dei conta. Realmente muito bom


Robson Jorge Oliveira Loureiro, CSN01S1