terça-feira, 6 de maio de 2008

Perfil



Admirado nos anos 60, o teórico canadense Herbert Marshall McLuhan, diferentemente de outros, fez uma abordagem dos fenômenos da comunicação de forma polêmica, elegendo o meio tecnológico como objeto de estudo. Para McLuhan, no centro do espírito do homem existe um órgão psíquico onde acontece a colaboração dos cinco sentidos para dar uma base comum de experiência consciente.
De acordo o professor de literatura, houve três estágios na evolução humana: etapa primitiva (onde há o envolvimento do conjunto dos sentidos na comunicação), etapa tipográfica (que ocorre com o uso intenso da visão para leitura devido a invenção da imprensa) e etapa do reenvolvimento verbivocovisual (que se realiza na era dos meios eletrônicos).
McLuhan, voltado para os estudos dos meios de comunicação, enunciou alguns princípios: os meios são extensões dos sentidos humanos; a galáxia de Gutenberg; aldeia global, o meio é a mensagem e meios quentes e meios frios. Ainda que sofrendo críticas, como as feitas por Umberto Eco, alguns conceitos de McLuhan mostraram coerência, como o uso dos meios eletrônicos no ensino e aldeia global.
CSN01S1
Ana Patrícia
Andréa Vieira
Bruno Torres
Marcos Caminha
Paulo Raphael
Rafaella Andrade

4 comentários:

Unknown disse...

Apesar de ter recebidos muitas críticas principalmente de Umberto Eco, McLuhan teve um grande destaque para os estudos dos meios de comunicação. Vários Conceitos que ele criou obtiveram fundamento e por esses conceitos polêmicos, McLuhan tem uma grande importância no meio de Comunicação.

Anônimo disse...

Lidiane Leão Leite, CJN01S1,2008/1


Umberto Eco é bem fático quando afirma que "o meio é a mensagem" é incorreto. Pois ele enfatiza que o receptor tem a liberdade de interpretar as informações e seus significados de modos diferentes.

Anônimo disse...

JOÃO MARCOS TRAVERZO PANDURO, CJN01S1, 2008/1

EMBORA CRITICADO McLUHAN, SABIA MUITO DEFENDER SEUS IDEAIS, CONVINCENTE EM AO DEFENDER SUA TEORIA, CONSEGUIU FAZER UMA REVOLUÇÃO NA CORRENTE DE PENSAMENTO DA ÉPOCA, ENQUANTO OUTROS TEÓRICOS SEGUIAM UMA CORRENTE MARXISTA, McLUHAN SEGUIA PELA CONTRA-MÃO.

Anônimo disse...

Mcluhan pelo fato de ser muito polemico com suas afirmacoes ele nao ficou imune aos comentarios,principalmente de Eco que ia contra suas afirmacoes e assim fazendo varias criticas!!!!
Rafaella Andrade
csn01s1