sábado, 3 de maio de 2008

Visita ao museu

O Museu da Fundação Rede Amazônica, em Manaus, guarda relíquias que descrevem a história da TV Rede Amazônica, como aparelhos, fotos, roupas e outros objetos. Há uma linotipo, máquina onde os jornais impressos eram feitos, máquinas de datilografia, aparelhos de rádio, ventiladores, telefones, discos de vinil, televisores e outros.
O historiador Abrahim Baze, diretor do Museu, mostrou-nos a primeira televisão a cores feita no Brasil. Usavam-a para passar programações importantes, como finais de novelas, minisséries, partidas de futebol e outros fatos importantes. Eles reuniam uma grande quantidade de pessoas (geralmente quem não tinha condições de ter uma TV) e passavam a programação em praças e auditórios.
O historiador também falou das primeiras câmeras filmadoras utilizadas na TV. Elas filmaram a primeira minissérie rodada em Manaus, "Encontro com o passado". Ressaltou ainda que, na época, a Rede Amazônica era uma das poucas emissoras de TV do país que possuíam essas filmadoras e em mais de uma unidade. No mesmo salão, estavam os figurinos que utilizados pelos atores da minissérie.
No museu, há uma homenagem (entre tantas outras) a mãe de Phellipe Daou, fundador da empresa, a senhora Nazira Daou, que sempre apoiou e ajudou o filho.
Fomos também à biblioteca do museu, que mantém um acervo com livros sobre comunicação, história do Amazonas e outros.
Lá são guardados alguns exemplares de jornais antigos publicados em Manaus, como o menor de todos já feito na cidade, o “Mucuim”. Ele era feito à mão. Há também vídeos de arquivos da própria TV e de algumas programações da Rede Globo.
Por fim, alguns alunos tiveram a oportunidade de conversar com o também escritor Abrahim Baze, que orientou e forneceu dicas de como seguir no ramo da comunicação. Ele também contou um pouco de sua trajetória.

3 comentários:

Mirna Feitoza disse...

Flor,
Publica fotos da visita.
Mirna Feitoza

Unknown disse...

carlos afonso turma:cjn01s2 1 periodo jornalismo.
a visita ao museu foi muito boa...para da uma conclusão realmente como foi q chegou os meios na regiao norte..
mas principalmente para ver um jornalista que da sua vida pela comunicação Fhelippe daou...

Anônimo disse...

a VISITA AO MUSEU DA REDE AMAZONICA... FOI MUITO BOA , POIS NOS DEU UMA IDEIA DE COMO A TELEVISÃO E OS OUTROS MEIO DE COMUNICAÇÃO CHEGARAM AQUI E ELES TAMBEM TEM UNS ACERVOS BEM GRANDES SOBRE A HISTÓRIA DO AMAZONAS.