domingo, 25 de maio de 2008

Cíbrido

Se a cibernética não se consolidou no plano científico, ela influenciou de forma determinante a cultura moderna. Uma de suas influências mais importantes à cibercultura foi a visão de que os seres vivos e as máquinas não são essencialmente diferentes: a relação entre os organismos e as máquinas depende intrinsecamente do texto, não só na narrativa, mas também na forma dos códigos que determinam o funcionamento de ambos.

Os robôs e computadores são antigos personagens do imaginário humano, mas entre uma máquina programável à válvula da mente humana existem descontinuidades, chegando a reafirmar a oposição do homem e a máquina, nesse sentido não são cibernéticos, pois na cibernética não existe descontinuidade entre máquinas e o organismo.

Ciborques: o corpo pós-humano:

O ciborque foi o primeiro produto cultural que conjugou as promessas biônicas com as perspectivas anunciadas pela cibernética. A biônica pode ser definida como a ciência e sistemas que têm alguma função copiada da natureza que represente características de sistemas naturais. Anucia também que a imagem de um homem melhorado com a acoplagem da tecnologia e cada vez mais além das limitações de desempenho ditadas da natureza, a performance é a noção fundamental para a reformulação da imagem do ser humano na direção da imagem pós-humano.

O ciborgue também é uma forma de retormar o sonho de Frankenstein disfarçando aquilo que causava horror na criatura morto-viva feita com retalho de cadáveres de pessoas e animais esquartejados ainda vivos para aproveitar-lhe o sopro da vida na recomposição.

Nesse sentido, o ciborgue tenta superar a manifestação do nosso horror ao caos, pelo temor que temos pela nossa integridade física, quando fazemos ciborgues, estamos desfazendo concepções sobre nós mesmos. O pensamento utilitarista aplicado à carne e ao aço, o ciborgue anuncia a imagem de um homem melhorado com a acoplagem da tecnologia e cada vez mais além das limitações de desempenho ditadas pela natureza.

O desenvolvimento de próteses também está intimamente ligado à superação de limites que erma impostos àqueles cuja natureza do corpo fora mutilada, por nascença ou acidente, mas hoje, acoplados em próteses desenhadas sob medida, tornam possíveis deficientes até competirem, chegando até a ultrapassar a velocidade de pessoas comuns.

Resumo do texto "Cibernética, ciborques e ciberespaço: notas sobre as origens da cibernética e sua reivenção cultural", de Joon Ho Kim, feito por Gean Fernandes Leite, estudante de Publicidade e Propaganda, turma CSN01S1.

3 comentários:

Anônimo disse...

Carolina Silva, Jornalismo, CJN01S1,2008/1

Sem dúvida, o ciborgue e o ciberespaço como resultados de um processo de reinvenção cultural, são referências emblemáticas de uma nova ordem do real que projeta o sistema antigo da interpretação da realidade sob novas dormas.

Anônimo disse...

cibercultura é um termo utilizado na definição dos agenicamentos sociais de comunidades no espaço eletronicos virtual, o termo tem varios sentidos, mas se pode entender por cibercultura a forma sociocultural que advem de uma troca entre sociedades, a cultura e as novas tecnologias.

Anônimo disse...

Amanda Raposo, visitante, amanda_usp@hotmail.com

Mas e o termo "cíbrido", qual seu significado? Seria a união entre "cibernético" e "híbrido"?