sábado, 24 de maio de 2008

Acervo

Não podia deixar de registrar aqui esta visita realizada no dia 19 de Abril de 2008, sobretudo pela importância e o conhecimento de quem coloca a comunicação da Região Norte num patamar de destaque neste grandioso cenário amazônico. Seguem, abaixo, as informações e algumas imagens selecionadas.

Objeto: Visita ao Museu da Rede Amazônica e Memorial Senador Bernardo Cabral
Data: 19 de abril de 2008, em Manaus-Am.
Horário da visita: 9h às 12h
Público participante: alunos de Comunicação Social do UniNorte, dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.
Guias responsáveis pela exposição: Srs. Abrahim Base / Jorgemar
Mestre/acompanhante: Profa. Mirna Feitoza
Disciplina: Teoria da Comunicação


Nossa visita inicia com a exposição de objetos do escritório do Sr. Phelippe Daou, destacando sua origem como jornalista.

Cada quadro exposto nesse espaço mostra o trabalho do Sr. Phelippe Daou em sua cobertura jornalística sobre as áreas petrolíferas de Coari-AM, bem como recortes do jornal "O Petróleo".





Já em outro espaço, o guia Jorgemar explica sobre a
utilização e manuseio da máquina chamada "Lynotipo", onde eram feitas as composições de textos e criação de jornais de época.

A imagem abaixo mostra os primeiros equipamentos utilizados em transmissões da Rede Amazônica, nos anos 70 e 80: tevês, videocassetes e transmissores Maxwell.




Todos os locais são destacados com alguma história ou curiosidade relacionados à origem da emissora.








Exposição dos equipamentos utilizados nas transmissões externas: câmeras e magazine
s (apoio câmera-man) e objetos das ilhas de edição.

Primeiros equipamentos da Central Telefônica da Rede Amazônica: telex, telefones etc.






Exposição dos materiais utilizados na Rádio Amazonas FM nos anos 80: rádios, vinis (LPs), gravadores, cartuchos etc.

Primeiras câmeras de estúdio utilizadas pela TV nos anos 70 e 80.








Na imagem à direita, figurino utilizado em miniserie local.

O guia Jorgemar apresenta aos visitantes o espaço com móveis e objetos pessoais do Sr. Phelippe Daou, compondo o seu primeiro escritório na Rede Amazônica, além de condecorações, medalhas, diplomas.






Outros homenageados com acervo de objetos pessoais: Jornalista Milton Cordeiro, Titio Barbosa, que se destacou através da cultura voltada para o público infanto-juvenil, além do Sr. Agnaldo Archer Pinto e a Sra. Nazira Daou, dentre outros.








Na segunda parte desta visita, fomos convidados a conhecer o Memorial Senador Bernardo Cabral e a Biblioteca da Rede de Amazônica, com temática voltada para os diversos campos da comunicação local, bem como pesquisas de fontes relacionadas a Literatura, Economia, Administração, etc.







O historiador Abrahim Baze mostra jornais do início do século passado e nos conta como foi criada a Biblioteca que homenageia o Senador Bernardo Cabral.










A visita continua com o guia Jorgemar destacando a importância do local com os pertencentes doados pelo Senador Bernardo Cabral. Na imagem à direita, destaque para o mural de condecorações, diplomas, compondo a mostra deste acervo.








Finalizamos com sorteio de livros, onde fui contemplado. Na minha opinião, esta visita mostra a real importância de pessoas dispostas a levar os meios de comunicação como instrumentos de sabedoria e cidadania, contribuindo para o desenvolvimento de nossa sociedade. Valeu!

2 comentários:

Unknown disse...

Não participei da visita mas pude observar que vale a pena sairmos do nosso cantinho, somente assim passamos a conhecer a realidade do mundo da comunicação e assim construir nossa história.
Gostei da postagem, porém fiquei curiosa em saber o motivo da homenegam ao Senador Bernardo Cabral.
Adelyane Lobato
CJN01S2

Anônimo disse...

~Bem resolvi me dar uma aula diferente. Como fiquei curiosa fiz uma visita ao museu, onde pude observar os primeiros equipamentos que fizeram parte da TV Amazonas e da Rádio, que hoje é um acervo com mais de dois mil discos de vinil, as primeiras câmeras filmadoras, a primeira tv colorida da região norte, alguns jornais do ano de 1910 comom por exemplo "O Cupim" e o "Amor" que de tão pequeno cabiam na plama da mão. Estive também na biblioteca Senador Bernardo CAbral, onde se encontra coleções completas de livros jurídicos e jornalísticos. Para mim foi muito importante pois fiquei sabendo um ouco sobre do início da cultura televisiva da Rede Amazônica.

Aluna: ADelyane Lobato
CJN01S2