sexta-feira, 16 de maio de 2008

Síntese McLuhan (escrita em sala).

Uma das teorias mais polêmicas de Marshall McLuhan foi: “o meio é a mensagem ”. Enquanto outros teóricos se preocupavam com que a mensagem chegasse ao seu ponto final, sem se preocupar com o meio e toda a idealização do mesmo.
McLuhan inovou as teorias da comunicação criando um jogo de palavras com sua célebre frase trocando os sentidos, com um único objetivo “chamar atenção” para o estudo do meio tecnológico, e não da mensagem.
A tecnologia faz parte da vida do homem, se tornou um item indispensável para sua sobrevivência; é como se fizesse parte do seu próprio corpo, exigindo relações de equilíbrio, expandindo o corpo físico. Hoje as pessoas estão completamente dependentes da tecnologia que, quando se distanciam dos meios tecnológicos, sentem a sua falta.

Grupo:
Mário Carvalho
Ellen Moraes
Maria Jose Cavalcante
Ícaro Nascimento
Jessyka Summer
Érica Melo
Márcia Andréia
Turma: CSN01S1
Profª: Mirna Feitoza
Bibliografia: MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix

11 comentários:

Anônimo disse...

Mirna Feitoza, CJN01S1, 2008/1

teste teste0

Anônimo disse...

João Marcos Traverzo Panduro, CJN01S1,2008/1

muito bom esse trabalho, vocês estão de parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

ketty da silva, cjn01s1,2008/1.
Marshall McLuhan ao escrever "o meio e a mensagem" tornou-se grande polemica entre os teóricos. McLuhan preocupava-se com a conclusão de sua nova teoria, enquanto os outros tentava chegar ao final de suas criações.
O teórico tinha por objetivo chamar a atenção para outros meios tecnológico e não da mensagem em si.
McLuhan no seu conceito achava que a tecnologia faz parte do homem, o que o tornara um item indispensável para sua sobrevivência.
Afinal como diz o próprio McLuhan, hoje a tecnologia faz parte da vida do homem, estão completamente dependente dela, quando se distanciam, ou seja, se afastam, sentem sua falta.

Anônimo disse...

Ana Priscilla Cavalcante, cjn01s1, 2008/1

McLuhan tinha um único objetivo de chama a atenção das pessoas de mostra-las o poder da tecnologia sobre o homem. A tecnologia passa a ser um vicio, pelo fato de esta ligado a esse meio de comunicação.

Anônimo disse...

Carolina Silva, CJN01S1, 2008/1

Realmente, Marshall McLuhan fez uma abordagem polêmica, mas também inovadora dos fenômenos da comunicação, priorizando como objeto de estudo o MEIO.
Muito boa a síntese.

Anônimo disse...

Edna Vidal, CJN01S1, 2008/1


McLuhan está certo quando afirma que o homem se apaixona por qualquer meio tecnológico que se torna uma extensão de si mesmo. Alguém já se viu hoje em dia se a tecnologia que facilita a nossa vida?
O celular, por exemplo, que se transformou em uma extensão dos nossos ouvidos e de nossa memória? E o carro? E o carro, os talheres, em fim, a tecnologia se tornou hoje uma obsessão.

Anônimo disse...

Como o telefone e a TV, se transmite mais a pessoa do que a mensagem. O meio pode-se dizer que é a genitora das necessidades. Um lago que ao olharmos sentimos que ele nos seduz. O problema de uma educação especializada e barata é que você nunca para de pagar por ela. As pessoas não tem o costume de ler jornais. A estrada é nossa forma arquitetônica mais importante. Precisamos, que cada um de nós vivessemos centenas de anos em uma década.
Atualmente, o negócio do negócio é se tornar uma contínua invenção de um novo negócio. Os fatos não são artes são um artefato.
Quando falamos ao telefone ou numa transmissão ao vivo, você não esta ao vivo, não tem corpo."Alimento para a mente é como comida para o corpo: o que entra nunca é igual ao que sai". O futuro do livro é a orelha. O medo de usarmos o nosso conhecimento se acumula na mente.
Velhas regras básicas e percepções humanas estão se transformando devido a esse novo ambiente ressonante cuja essência é a mudança e onde nada é estável. Deixa de ser um lugar comum para se trabalhar ou se divertir. É uma situação de um envolvimento terrível, e eu penso que as pessoas se ressentem disso. O ambiente exige muito mais do que as pessoas acham justo suportar.O ser humano é um organismo que usa o cérebro fora do crânio. Na velocidade elétrica, o começo e o fim de qualquer situação não possuem ligações. A luz elétrica é pura informação.

Marinalda de Souza, CJN01S1 / 2008

Anônimo disse...

Aline Amorim, CSN01S1 2008
O que McLuhan quis dizer com essa teoria é que o homem se encanta pelo o que faz, por aquilo que que vêem sair de dentro de si e que dão certo.”
isso é realmente gratificante

Mário Carvalho CSN01S1 disse...

McLuhan não só se tornou polêmica ele ousou em suas teorias. Ousar é fazer diferente, é inovar, é mudar completamente o padrão, é criar um novo método, é revolucionar o seu trabalho, fez-se conhecido e obteve grande quantidade de admiradores, faça diferente ouse você também.

Obrigado pelos elogios !!!
SM

Anônimo disse...

Mcluhan foi um homem diferente porisso se tornou um revulucionario pelas suas ideias cm seus meios tecnologiocos porisso somos uma sociedade cominicativa.

MÁRCIA ANDREIA
CSN01S1

Anônimo disse...

Maria Jose Cavalcante
CSN01SI
Puicidade e Propaganda

McLuhan diferenciou as suas teorias das outras, faz sucesso até hoje com a sua diferença, mudou completamente o meio teórico com o meio é a mensagem.