quarta-feira, 4 de junho de 2008

As fronteiras do ciberespaço

Nome: Ingrid Bianca Mendonça
Habilitação: Jornalismo - Comunicação Social
Turma: CJN01S1

Ciberespaço. Uma alucinação consensual vivida diariamente por bilhões [...] Uma representação gráfica dos dados abstraídos dos bancos de dados de cada computador no sistema humano. Complexidade inimaginável. Linhas de luz enfileiradas no não-espaço da mente, agregados e constelações de dados. Como luzes da cidade, retrocedendo...

A efetiva vulgarização da cibernética ocorre a partir dos anos 1980 sob a influência de um tipo de literatura de ficção científica que ficou conhecida como cyberpunk.3 A influência desse gênero literário no cinema foi determinante para a disseminação dos contornos e conotações que o "cibernético" tem hoje. O cyberpunk aglutinou a visão distópica do movimento punk e os estereótipos de seu estilo de vida ao imaginário futurista no qual as gadgets (bugigangas e geringonças) "cibernéticas" e os ciborgues foram amplamente cotidianizados. Um dos principais legados do cyberpunk é a imagem do homem-gadget (homem-objeto que não é muito mais que um gadget acoplado a um sistema ou rede de gadgets) cujo corpo é um banal suporte de biônicos e cuja mente só encontra sua totalidade quando conectada ao "ciberespaço".

O que chamamos de realidade virtual é a camada de interação sensível entre o homem e o ciberespaço. Mas as representações imagéticas da informação digital implicam uma descontinuidade entre aquilo que vemos e aquilo que realmente está por trás da simulação. A realidade virtual opera em dois sentidos, um que cria mundos sensoriais da informação digital e outro que trabalha ocultando a estrutura essencial e material do ciberespaço. São movimentos indissociáveis e, por mais perfeito que venha a ser um modelo de simulação, ele será sempre ambíguo: o mesmo poder de simular mundos é o poder de falsificar e mascarar.

Equipe: Ane Celeste, Ingrid Bianca, Priscila Sena, Kettyn Viana, Crystianne Cassiano, Aleyson da Paz, Miraciclé

7 comentários:

Anônimo disse...

A comunicação ciberespacial se apresenta como comunicação de massa ao atingir um grande público e como comunicação interpessoal ao se apresentar como uma via de duas mãos e o ciberespaço dissemina uma nova cultura pelo globo a cibercultura.

Anônimo disse...

Marinalda de Souza CJN-01S1

A comunicação ciberespacial se apresenta como comunicação de massa ao atingir um grande público e como comunicação interpessoal ao se apresentar como uma via de duas mãos e o ciberespaço dissemina uma nova cultura pelo globo a cibercultura.

Anônimo disse...

Francisco Junior (CJN01S1)

Discutindo conceitos como lugar e não lugar, virtual,ciberespaço e algumas situações da cibercultura,por meio de abordagens multidiciplinares,pretenden-se levantar questões a respeito da influência dessas novas realidades na reconfiguração da cultuta, e nas relações simbólicas implicitas.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Robson Loureiro. CSN01S1

Realmente.

Anônimo disse...

Sâmia Alcântara
Turma CJN01S1

A realidade virtual opera em dois sentidos, um que cria mundos sensoriais da informação digital e outro que trabalha ocultando a estrutura essencial e material do ciberespaço.

Anônimo disse...

o ciberespaço hj é uma das principais forma de comunicaçao que o homem tem.
sem ele nós já nao conseguiriamos mais enviar e-mails..passar recados..ver alguem ao vivo que estao tao longe..

Hoje ele domina o universo dos seres hmanos.

Rafael Seixas
Turma: cjn01s2