terça-feira, 10 de junho de 2008

"Nova ordem do real" - Ciborgues: o corpo pós-humano


Nome: Carolina Silva
Habilitação: Jornalismo
Turma: CJN01S1


Quando se analisa a manifestação das novas tecnologias de comunicação, como a Internet, na criação de novos hábitos culturais tem-se o hábito de observar o aparecimento da cibercultura pelo prisma da expansão expressiva do imaginário. O ciberespaço vem mostrando que muito mais elementos humanos se projetam nos ambientes virtuais, promovendo uma revolução da percepção em escala planetária ainda não dimensionada pela maior parte dos usuários da rede. O ciborgue seria um organismo, meio máquina meio biológica, que possui uma identidade parcial e contraditória, aceitando a indiferenciação. No mundo do ciborgue, trata-se muito mais de afinidade do que de identidade.
Certamente, os significados do homem pós-humano foram determinados sobremaneira pelos resultados e promessas da ciência e da tecnologia, sem os quais o ciborgue não seria sequer inteligível. O coração é um dos objetos mais figurados dos esforços científicos em superar os limites do homem com máquinas. Não por acaso, o coração foi um dos primeiros órgãos a receber a vinculação definitiva de uma máquina.
De fato, o ponto não é apenas se o coração artificial um dia substituirá ou não o coração humano, mas que, apesar das inconveniências apresentadas, este coração já supera o original em alguns aspectos.
Por fim, quando falamos em ciborgues como o corpo pós-humano, também podemos falar sobre o desenvolvimento de próteses, que está intimamente ligado à superação de limites e à tecnologia.

5 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Robson Jorge Loureiro. CSN01S1

Subtração.

Anônimo disse...

Hoje ja temos muitas próteses que ajudam pessoas com deficiência.

que isso continue assim.

Anônimo disse...

Aline Amorim
CSN01S1
2008

Bem interresente ,o que postaram,hoje pra tudo se tem jeito as pessoas q tem deficiencia hoje ela poder usar a protese q ela se adquada melhor,e cada dia mas vamos conhecendo novos meios tecnologicos q estao inventando

Anônimo disse...

bom..
com a chegada dos cyborgs..o homem deficiente, pode se adaptar novamente ao meio social..com menos dificuldades.
as proteses...
as lentes tatatos..
entre outras criaçoes soa uma forma que o homem utilizou de sua inteligencia para beneficiar naquilo que realemtne importa.





jhoseline aneleh
turma:cjn01s2