terça-feira, 3 de junho de 2008

"Organismo Cibernético"


Um Ciborgue é um organismo cibernético, isto é, um organismo dotado de partes orgânicas e mecânicas, geralmente com a finalidade de melhorar suas capacidades utilizando tecnologia artificial.

O termo deriva da junção das palavras inglesas cyber(netics) organism, ou seja, "organismo cibernético". Foi inventado por Manfred E. Clynes e Nathan S. Kline em 1960 para se referir a um ser humano melhorado que poderia sobreviver no espaço sideral [1]. Tal idéia foi concebida depois de refletirem sobre a necessidade de estabelecer uma relação mais íntima entre os seres humanos e máquinas, em um momento em que o tema da exploração espacial começava a ser discutido.

Os ciborgues típicos das obras de ficção científica, apresentam-se como uma síntese de partes orgânicas e artificiais e, geralmente, servem de mote para comparações entre o ser humano e a máquina, refletindo sobre temas como a moralidade, livre-arbítrio, felicidade, etc. Estes ciborgues podem ser representados como visivelmente mecânicos (por exemplo, os borgs em Star Trek, ou os cylons em Battlestar Galáctica) ou quase idênticos aos seres humanos (por exemplo, os cylons em Battestar Galáctica (re-imagining). Muitas das obras sobre ciborgues tratam do desconforto e desconfiança crescente da sociedade diante do acelerado desenvolvimento tecnológico, particularmente quando usados para a guerra, e quando usados de maneira que possam ameaçar o livre-arbítrio.

Ciborgues reais, ao contrário do que foi dito no parágrafo anterior, seriam pessoas que utilizam tecnologia cibernética para reparar ou superar deficiências físicas e mentais em seus corpos. Por exemplo, uma pessoa que possui um membro mecânico entraria nesta definição.



Nome:Carolina Dias
Habilitação:Jornalismo
Turma:cjn01s2

5 comentários:

Anônimo disse...

Me chamou a atenção o estudo da cibernética ja que é um vato campo de comunicação e de mensagens entre homens, animais e maquinas.

camila marques - cjn01s2

Carlos Diego (CJN01S2) disse...

Interessante, adorei a parte que falam dos ciborgues na tv e cinema, e como as vezes existe um preconceito com eles.

Anônimo disse...

carlos afonso CJN01s2
organismo cibernetico o que dizer estamos no meio e tambem fazendo parte dessa revoluçao tecnologica ..

Anônimo disse...

Bom, eu falei juntamente com minha equipe sobre cibernética, e os outros caracteress desse asssunto...Adorei o debate sobre o mesmo, foi muito legal!

Kuetteley Costa CJN01S2

Anônimo disse...

Reyla Almeida CJN01S2
Estudar a cibernética é muito interessante, estudar os meios em direção as maquinas e a sociedade.
A maquinaria aos poucos esta tomando o lugar dos seres humanos.