terça-feira, 3 de junho de 2008

Comunicação Moderna

O termo "cyberespaço" foi projetado por um escritor canadense de ficção científica William Gibson, em 1984 no seu livro Neuromancer. Pierre Lévy coloca o ciberespaço como uma grande rede interconectada mundialmente, com um processo de comunicação "universal" sem "totalidade". A "universalidade" sem "totalidade" segue uma linha interativa de comunicação, possibilitando a "todos" navegantes de uma grande "rede" participarem democraticamente desse modelo interativo de "todos para todos". Desse modo, a idéia de uma "aldeia global" profetizada por Mcluhan na década de 60 se consolida, e o ciberespaço dissemina uma nova cultura pelo globo a cibercultura.

Ciberespaço é o espaço das comunicações por rede de computador. Sua comunicação acontece de forma virtual. Faz uso dos meios de comunicação modernos, destacando-se entre eles a Internet. Esse fenômeno se deve ao fato de, nos meios de comunicação modernos, existir a possiblidade de pessoas e equipamentos trocarem informações das mais variadas formas sem preocupações. Também conhecido como Cyberespaço, termo muito comum na ficção científica, possui variações para vários outras denominações referente à Internet, Cyberpoeta, Cyberpunk e outros mais.




Nome:Carolina Dias
Habilitação:Jornalismo
Turma:CJN01S2

13 comentários:

Anônimo disse...

gleyss freire
turma cjn 01S1

ciberespaço é um espaço da comunicação´por rede de computador, que acontece de forma virtual.
o termo ciberespaço foi projetado pelo escritor canadense William Gibson em 1984 em seu livro Neuromancer.
Pierre Levi coloca o ciberespaço como uma grande rede de comunicação. essa re de possibilita em sua totalidade uma linha interativa de comunicação.

Anônimo disse...

fabricia campos CJN01S2 / 2008.


A consideração das representações a respeito da espacialidade e das redes de pertencimento fazem parte da discussão da Antropologia das Sociedades Complexas. É sabido que diferentes grupos culturais, as chamadas "tribos urbanas", resignificam e transformam simbolicamente o espaço físico oferecido pelo aparato urbano. Esta reconstrução, no imaginário dos grupos, de um espaço aparentemente estabelecido em sua "fisicalidade" configura um dos aspectos mais fascinantes da dinâmica social em contexto urbano. Ao considerarmos o Ciberespaço como um espaço de emergência de novas sociabilidades, percebemos que também em seu interior se estabelecem construções de espaços simbólicos. Este trabalho, desenvolvido a partir de observações de campo e revisão crítica da bibliografia relacionada à Cibercultura, pretende contribuir à discussão sobre as possibilidades epistemológicas da constituição de objetos etnográficos no interior do Ciberespaço, através da sugestão da distinção analítica entre plataforma de sociabilidade virtual e ambiente de sociabilidade virtual.

Anônimo disse...

O mais inetressante em todo conceito do ciberespaço é exatamente a comunicaçao virtual. podemos assim, resumir em uma só palavra, que domina nosso dia-adia, e que sem ela, atlvez, nada fosse tão rápido e prático:internet

Anônimo disse...

o mais importante em todo estudo do ciberespaço, é justamente o estudo da comunicaçao virtual, principalmente porque esta presente diretamente em nosso dia-a-diae por ter em seu contuedo a praticidade e a rapidez.

Anônimo disse...

camila marques cnj01s2

Anônimo disse...

Ai em cima sao meus comentarios, hein!!
camila marques cjn01s2

Anônimo disse...

Marinalda de Souza CJN-01S1

"A essência da cibercultura é paradoxal, na medida em que a Internet é uma universalidade desprovida de um significado central, um verdadeiro sistema caótico global, o "universal sem totalidade". Nesse sentido, o autor nos remete à idéia de "segundo dilúvio", originalmente concebida por Roy Ascott, que consiste em um paralelo entre a atual explosão de informações, possível graças ao enorme desenvolvimento das telecomunicações (incluindo a Internet), e o dilúvio bíblico".
(LÉVY, Pierre. Cibercultura. 2ª. ed. São Paulo, Editora 34, 2000)
foi um pequeno trecho de citação do que pensa o autor e que achei muito bom.

tupamaru disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
tupamaru disse...

O mundo contemporâneo assistiu nas últimas décadas ao avanço extraordinário das tecnologias, mais precisamente da microeletrônica, campo que criou os mais sofisticados aparelhos. Diante desta nova realidade, a área de comunicação ampliou suas possibilidades, através da mídia eletrônica que, com seu poder de penetração, tem não somente influenciado mentalidades, como também formado novos valores e relações sociais.

O setor de comunicação, ao incorporar as novas tecnologias, mais especificamente há cerca de três décadas, tornou-se um setor que revolucionou, em todo o planeta, praticamente todas as áreas de atividades, envolvendo economia, política, cultura, a própria organização do tecido social e das relações, além de uma mudança radical de como utilizamos o principal recurso não-renovável, o curto tempo da nossa vida.

A Cibercultura e o Ciberespaço não se resume mais no conjunto de instrumentos técnicos que ajudam a conectividade dos seres humanos, ou numa disciplina para especialistas da área. Tornou-se um gigantesco aglomerado onde telefonia (voz), televisão (imagem) e informática (informação) se articulam para formar o que Denis de Moraes chama de infotelecomunicação, presente na lição de casa das nossas crianças, nas escolhas dos produtos do supermercado, nas nossas horas de lazer, na forma de organizarmos o nosso trabalho, no conhecimento que o Estado e empresas tem das nossas atividades, na maneira e no horário de um bombardeio de uma guerra, além da forma como as próprias bombas são guiadas. De certa forma, não podemos evitar ver o óbvio: este conjunto de atividades se agigantou de maneira fenomenal, adquirindo papel absolutamente central nas atividades humanas em modo geral.

O que está mudando não é a comunicação, é a sociedade. E a comunicação desempenha um papel-chave nessa transformação. Não é apenas uma área, ou um setor de atividades e uma dimensão de todos setores, um vetor intensamente ramificado de transformação social.
(DOWBOR, 2000, p. 7)

tupamaru disse...

Ícaro da Silva Nascimento
CSN01S1

Juventude Comunicativa - No Intervalo disse...

Bom, tudo haver o conceito de ciberespaço surgir de alguem que tranbalha com a ficção cientific, ja que foi atraves do filme matrix que o conceito e a existencia do ciberespaço começoua ser discutida a fundo pela sociedade!!!

Altair Canuto
CJN01S1

Lordznhw disse...

Ciberespaço é um assunto ótimo pra se discutir, afinal, na era da técnologia temas a é o que não vai faltar

Darllan Reis
CJN01S2

Anônimo disse...

João Marcos Traverzo Panduro
CJNS101/01

realmente o ciberespaço é a consilidaçaõ da idéia de ALDEIA GLOBAL de McLuhan, essa proximidade que nos propórciona muitas possibilidades que de certa forma facilitam a interação de várias culturas isso é impressionante.