quarta-feira, 4 de junho de 2008

Ciborgues: o corpo pós-humano

Nome: Ingrid Bianca Mendonça
Habilitação: Jornalismo - Comunicação Social
Turma: CJN01S1

As máquinas do final do século XX tornaram completamente ambígua a diferença entre o natural e o artificial, entre a mente e o corpo, entre aquilo que se autocria e aquilo que é externamente criado, podendo-se dizer o mesmo de muitas outras distinções que se costumavam aplicar aos organismos e às máquinas. Nossas máquinas são perturbadoramente vivas e nós mesmos assustadoramente inertes.

Provavelmente o primeiro produto cultural dessa "nova ordem do real" baseada na cibernética, o ciborgue conjuga as promessas da biônica com as perspectivas anunciadas pela cibernética. O termo bionics foi cunhado em 1960 pelo major Jack Steele, da Força Aérea Americana, para descrever o emergente campo de pesquisas cuja análise do funcionamento dos sistemas vivos visa reproduzir os truques da natureza em artefatos sintéticos (Lodato, 2001, p. 2). Em outras palavras, a "biônica" é uma área relacionada com a biomimética, que pode ser definida como a "ciência de sistemas que têm alguma função copiada da natureza, ou que represente características de sistemas naturais ou seus análogos" (Vincent, [s.d.], p. 1, tradução minha). Já o termo cyborg nasceu da contração de cybernetics organism e foi apresentado, também em 1960, por Manfred E. Clynes e Nathan S. Kline em um simpósio sobre os aspectos psico-fisiológicos do vôo espacial. Inspirados por uma experiência realizada nos anos 1950 em um rato, no qual foi acoplada uma bomba osmótica que injetava doses controladas de substâncias químicas, eles apresentaram a idéia de se ligar ao ser humano um sistema de monitoramento e regulagem das funções físico-químicas a fim de deixá-lo dedicado apenas às atividades relacionadas com a exploração espacial.

O ciborgue é também uma forma de retomar o sonho de Victor Frankenstein disfarçando aquilo que causava horror na sua criatura morta-viva feita com retalhos de cadáveres de pessoas e animais esquartejados "ainda vivos para aproveitar-lhe o sopro de vida na recomposição":
Ninguém poderia suportar o horror do seu semblante. Uma múmia saída do sarcófago não causaria tão horripilante impressão. Quando o contemplara, antes de inocular-lhe o sopro vital, já era feio. Mas agora, com os nervos e músculos capazes de movimento, converteu-se em algo que nem mesmo no inferno dantesco se poderia conceber.

6 comentários:

Anônimo disse...

DAIANA BANDEIRA CJN 01S1

CIBORGUE, TRATAPSE DE UMA MAQUINA ELETROMECANICA PROJETADA COM A FINALIDADE DE DIVERSAO OU TREINAMENTO.
UM CIBORGUE É UM ORGANISMO CIBERNETICO, ISTO É, UM ORGANISMO DOTADO DE PARTES ORGANICAS, QUE CAPTURA OS IMPUSLSOS ELETRICOS QUE O CEREBRO USA PARA MANDAR MENSAGENS AOS MEMBROS E TRANSMITI LOS PARA UM BRAÇO OU PERNA ROBOTICOS.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Robson Jorge Loureiro. CNS01S1

Nunca ouvi e li tanto sobre Victor Von Frankestein como depois de estudar sobre cibernética e ciborgues. Ainda dei de ler Isaac Asimov na mesma época. Uma beleza.

Concerteza a frase que mais me chama a atenção no texto é "Nossas máquinas são perturbadoramente vivas e nós mesmos assustadoramente inertes.". Assustador ser revelado a essa verdade.

Anônimo disse...

Ciborgues são todos que usufluem de certa maneira de coisas artificiais para pode muitas das vezes ter uma sobrevida. Como as pessoas que perderam parte de seu corpo num acidente....Todos esses mecanismos ajudam bastante!
Bjus

KUETTELEY COSTA CJN01S2

Anônimo disse...

REYLA ALMEIDA CJN01S2
O assunto ciborgues apresentado em sala de aula, é muito importante, falamos sobre o corpo pós humano, e que a tecnologia é fundamental para a "performace" da imagem de um homem "melhorado"

Anônimo disse...

RENATA RAUEN DOS SANTOS CJN01S2

Ciborgues contribuiram e continuam ajudam as pessoas. É atraves desses corpos pós humanos que podemos utilizar aparelhos ortodonticos para correcao dentaria, assim como pernas mecanicas. Eles vieram substituir o que falta ao corpo humano, auxiliando no melhor desenvolvimento, movimentacao.. para adaptar melhor as pessoas que necessitam na sociedade.