quarta-feira, 4 de junho de 2008

Cibernética

Nome: Ingrid Bianca Mendonça
Habilitação: Jornalismo - Comunicação Social
Turma: CJN01S1

Em 1948, o matemático Norbert Wiener publicou Cybernetics: or the Control and Communication in the Animal and the Machine, livro que apresenta as hipóteses e o corpo fundamental da cibernética, resultados de vários anos de pesquisa e interação com pesquisadores de diversas áreas científicas, incluindo as ciências sociais, representados, em especial, pelos antropólogos Gregory Bateson e Margaret Mead. A idéia fundamental desenvolvida por Wiener com seus principais colaboradores, o fisiologista Arturo Rosenblueth e o engenheiro Julian Bigelow, é a de que certas funções de controle e de processamento de informações semelhantes em máquinas e seres vivos - e também, de alguma forma, na sociedade - são, de fato, equivalentes e redutíveis aos mesmos modelos e mesmas leis matemáticas. Ele entendia que a cibernética seria uma teoria das mensagens mais ampla que a "teoria da transmissão de mensagens da engenharia elétrica", Wiener (1948, p. 19; 1984, p. 15) explica que ele e Rosenblueth criaram um termo artificial para designar esse campo de pesquisa porque acreditavam que qualquer terminologia existente traria um viés indesejado ao seu sentido.

Assim, eles cunharam o termo cybernetics derivado do grego kubernetes, palavra utilizada para denominar o piloto do barco ou timoneiro, aquele que corrige constantemente o rumo do navio para compensar as influências do vento e do movimento da água. Além do sentido de controle, reforçado pela correspondência que kubernetes tem com o latim gubernator, a máquina de leme utilizada em navios seria um dos mais antigos dispositivos a incorporar os princípios estudados pelaO campo que Wiener designa de "cibernética" teve início durante os esforços relacionados com a II Grande Guerra, quando ele realizou pesquisas com programação de máquinas computadoras e com mecanismos de controle para artilharia antiaérea. Tanto em uma como em outra pesquisa, Wiener engajou-se no que descreve como "estudo de um sistema elétrico-mecânico que fosse desenhado para usurpar uma função especificamente humana": a "execução de um complicado padrão de cálculo" em um caso e a "previsão do futuro", no outro. A "previsão do futuro" a que Wiener se refere, neste caso específico, é a capacidade de se prever a trajetória de uma aeronave, a fim de que o projétil do canhão antiaéreo encontre-se com o alvo em "algum momento do futuro".

Equipe: Ane Celeste, Ingrid Bianca, Priscila Sena, Kettyn Viana, Crystianne Cassiano, Aleyson da Paz e Miraciclé.

4 comentários:

Anônimo disse...

Francisco Junior (CJN 01S1)

Surge da fisiologia a certidão de nascimento da cibernética de Wiener. Ele apresentou ao filósofo Rosenblaut a seguinte pergunta: "Existirão desarranjos nos feedbacks do sistema nervoso? E quais serão as suas causas?". Foi a partir daí que a cibernética nasceu, pela interfecundação da mecânica e da fisiologia.

Unknown disse...

Robson Jorge Loureiro. CSN01S1. 2008.

Gostei. Desse eu gostei mesmo.

Mecânica, fisiologia e FILOSOFIA. Ótimos ingredientes. Ficou um bolo de gosto peculiar e delicioso.

Anônimo disse...

Bom, a cibernetica é uma tentativa de compreender a comunicação e o controle de máquinas, seres vivos e grupos sociais através de analogias com as máquinas cibernéticas e estas analogias tornam-se possíveis, na Cibernética, por esta estudar o tratamento da informação no interior destes processos como codificação e decodificação, retroação (feedback), aprendizagem, etc. Segundo Wiener (1968), do ponto de vista da transmissão da informação, a distinção entre máquinas e seres vivos, humanos ou não, é mera questão de semântica.

JOELMA SOUZA CSN 01S1

Anônimo disse...

quando o matemático Norbert Wiener "ïnventou" a e nao tinha cibernet..ele nao tinha a noçao da dimensao que ela tomaria.
era apenas um jeito de estudar o controle e a comunicaçao de maquinas com o homem e entre as proprias maquinas.

Seus derivaos trouxe uma serie de beneficios, transformando o meio do homem.


Rafael seixas
Turma: cjn01S2