domingo, 15 de junho de 2008

O que antes era teoria hoje é realidade


Nome: Talyta de Souza
Habilitação: Jornalismo
Turma: cjn01s2





Uma ciência que foi praticamente esquecida, porém influenciou vários campos científicos, e mostra hoje que se tudo no passado era apenas teoria, hoje é uma realidade cultural, como os ciborgues e o ciberespaço.
Em 1948, o matemático Norbert Wiener publica o livro que apresenta as hipóteses e o corpo fundamental da cibernética. Ele entendia que a cibernética seria uma teoria das mensagens, o estudo das mensagens como meio de dirigir a maquinaria e a sociedade, o desenvolvimento de máquinas computadoras.
A cibernética foi esquecida como a “vasta teoria das mensagens” aspirada por Wiener: quase ninguém, hoje, se auto-intitula um ‘ciberneticista’. A cibernética não se consolidou no plano científico, ela influenciou de forma determinante a cultura moderna com resíduos de seus modelos explicativos, engedrando, junto com outros.
Um dos resíduos mais importantes que a cibernética legou à cibercultura foi a visão de que os seres vivos e as máquinas não são essencialmente diferentes. Essa noção se manifesta, em especial, nas tecnologias especializadas em mimetizar a vida ( tecnologia de informação, robótica, biônica e nanotecnologia) e nas tecnologias especializadas em manipular a vida (as biotecnologias).
Os robôs e computadores são antigos personagens do nosso imaginário e, de certa forma, mais antigos que a própria cibernética. Mas há entre o homem de lata mecanizado e o corpo humano a principal característica enunciada pela cibernética é a de que não existe descontinuidade entre máquinas e organismo.
Ciberespaço é conhecido como “virtual”. Esse “virtual” é apreendido, em muitos casos, como uma oposição à natureza “real” da “realidade”. O que chamamos de realidade virtual é a chamada de interação sensível entre o homem e o ciberespaço.
Cibernética, ciborgues e ciberespaço uma realidade que fazemos parte, um mundo alucinado.
Equipe: Carla Gabrila, Carla roberta, Monnic Mar e Ronaldo Andrade.


5 comentários:

Anônimo disse...

Esse ciberespaço não é uma fantasia de ficção científica, mas um espaço onde a conversação telefônica parece ocorrer, não dentro do telefone real, o dispositivo de plástico, mas o espaço encontram e se comunicam.

Anônimo disse...

EU CREIO QUE AS VEZES AS PESSOAS SE CONFIAM NO CIBERESPAÇO E ACABAM SE DISTANCIANDO DO MUNDO REAL!!

MONNIC MAR (CJN01S2)

Anônimo disse...

Ficção científica ou não o ciberespaço está cada vez mas presente na sociedade, até mesmo na vida de pessoas que nem sabem o que que é de fato ciberespaço.
Vanessa Marques
CJN01S2
2008

Cosa Nostra disse...

Como o título do post diz, o que antes era teoria agora eh real, mas um real que ao mesmo tempo é irreal, pois temos que aprender a separar as coisas para nao vivermos uma realidade que nao condiz com a nossa

Rafael lima
CJN01s2

Anônimo disse...

RENATA RAUEN DOS SANTOS CJN01S2

Nada traduziria melhor ciberespa�o do que o meio que esta sendo utilizado para fazer esse post. Ciberespa�o envolve muita tecnologia e diminua distancias que antes seriam quase inimaginaveis de se fazer numa fracao de segundos (dependendo da net.. pq as discadas demoram mais).