domingo, 15 de junho de 2008

Auto-governo

Nome: Karina Emanuelle
Habilitação: Jornalismo
Turma: CJN01S1


O cerébro tem na vida animal implicações constantes com situações cibernéticas para sobrevivência e procriação da espécie. Exemplos: os vôos dos pássaros seguem princípios cibernéticos quando se deslocam milhares de quilômetros, de uma região para outra, conforme a estação do ano mais adequada para a sua sobrevivência, sem estarem ligados aos noticiários dos boletins metereológicos fornecidos pelos avançados laboratórios aeroespaciais, orientados por satélites. Os esquilos, que nascem na primavera, sem nunca terem vivido um inverno, colhem castanhas no outono para poderem sobreviver durante a estação mais fria.
Em espetáculos circenses, quando os apresentadores "somam" números simples, o cachorro late o resultado da operação, embora obedecendo sinais imperceptíveis para a platéia. Quando lhe mostra a tabuleta com o númro três, late três vezes; quando é o número cinco, late cinco vezes e assim sucessivamente. Tal comportamento, aprendido pelo cachorro, segue mecanismos cibernéticos.
No interior do cérebro humano encontra-se um minúsculo "computador eletrônico", um "gravador", isto é, um "servomecanismo automático" que é um complexo mecanismo que poderá conduzi-o a estabelecer os seus próprios objetivos cibernéticos.
O termo cibernética é bem mais antigo do que se costuma supor e não se relaciona só a máquinas, mas também a certos sitemas do organismo humano. A cibernética a princípio parece ser uma novidade em termos científicos, mas é, porém, muito antiga, e suas relações com o ser humano é muito estreita.
Cibernética é um termo hoje já incorporado à linguagem do cotidiano e se define como a ciência de todos os automatismos. A cibernética estuda as máquinas automáticas e os seres vivos, no que eles têm de sistemas auto-governados. Assim, tendo detreminado as leis de tais sistemas, conseguimos, pouco a pouco, compreender que sua aplicação é muito mais geral do que se poderia pensar, porque a própria natureza é um sistema auto-governado.
EQUIPE;
Edna Vidal
Gleyss Freire
Karina Emanuelle
Ktlhen Simões
Lidiane Leão
Marinalda de Souza

Nenhum comentário: