domingo, 1 de junho de 2008

O meio é mensagem


Nome: Marcely Ratts
Habilitação: Debate do Texto "O meio é mensagem"
Turma:csn01s2



O meio é a mensagem.Isto apenas significa que as consequências sociais e pessoas de qualquer meio, ou seja, de qualquer uma das extensões de nós mesmos constituem o resultado do novo estalão introduzido em nossas vidas por uma nova tecnologia ou extensão de nós mesmos.

Para Mrshall McLuhan o meio é a mensagem, trata-se de uma formulação excessiva pela qual o autor pretende sublinhar que o meio, geralmente pensado como simples canal de passagem do conteúdo comunicativo, mero veículo de transmissão da mensagem, é um elemento determinante da comunicação.Enquanto suporte material da comunicação, o meio tende a ser definido como transparente, inócuo, incapapaz de determinar positivamente os conteúdos comunicativos que veícula.



4 comentários:

Keké disse...

O meio é a mensagem, ou seja, o meio também seria uma forma de mensagem visto que é de muita importância observar o fato de como a mensagem é passada. Em nossa escrita por exemplo o meio é a leitura que acaba se tornando conteúdo tão vital quanto a própia mensagem escrita (o meio e a mensagem sempre andam juntos idependente do conteúdo).

Katelyn Marques (CSN01S2 - 2008).

Anônimo disse...

È importante compreendermos que quando se passa de uma mídia para a outra é preciso uma reciclagem. É importante saber reconhecer as potencialidades, as deficiências e os limites de cada uma delas.
Quando você coloca uma gravação televisiva na internet ela passa a ser qualquer outra coisa, menos televisão.Há uma nova linguagem,há um novo público,novos conceitos.Nao há um meio melhor que o outro.Há sim,um diferente do outro.

Marco Antonio Costa (CSN01S2- 2008)

Unknown disse...

A mensagem de qualquer meio ou tecnologia é a mudança de escala, cadência ou padrão que esse meio ou tecnologia introduz nas coisas humanas. O conteúdo da escrita é a fala, assim como a palavra escrita é o conteúdo da imprensa, e a palavra impressa é o conteúdo da fala?
Com o advento da luz elétrica ficou mais fácil se comunicar, não importa se ela é usada para intervenção cirúrgica ou para uma partida noturna de futebol, o que essas atividades constituem é o "conteúdo" que a luz elétrica lhes oferece, e que dificilmente viveriamos sem ela. Não a percebemos como meio de comunicação simplesmente porque ela não possui conteúdo, pois só a compreenderemos quando utilizada no registro do nome de algum produto.

Anônimo disse...

Francisco Junior (CJN01S1)

O meio é a mensagem porque é o meio que configura e controla a proporção e a forma das ações e associações humanas. O conteúdo ou usos desses meios são tão diversos quão ineficazes na estruturação da forma das associações humanas. Na verdade não deixa de ser bastante típico que o "conteúdo" de qualquer meio nos cegue para a natureza desse mesmo meio.