terça-feira, 10 de junho de 2008

Matrix - Ficção ou Realidade?


Nome: Erick Salzer
Habilitação: Estudante de Publicidade e Propaganda
Turma: CSN01S2


O filme dos irmãos Wachowski trouxe ao conhecimento comum alguns tópicos de extrema importância para a sociedade moderna bem como para nosso debate. A sociedade futurística de 2200 descrita no filme mostra que o advento da A.I. acabou por tornar as máquinas dominantes e a humanidade dominada. Os humanos se tornaram tão somente bytes em um sistema globalizado comandado pelas máquinas, que se utilizavam dos seres humanos como fonte de energia em um planeta completamente destruído e sem fontes da mesma.
Seria impossível crer em um futuro tão infeliz para a humanidade, pelo menos sem saber de fatos importantes que já existem há muito tempo mas que uma quantidade limitada de pessoas tem acesso. Em uma sociedade globalizada e informatizada, super preocupada com a velocidade em que os dados são processados, torna-se impossível que nós, humanos, tenhamos nomes, por exemplo, em uma agência bancária. Muito mais fácil e rápido para o computador entender seria uma seqüência numérica ou um código de barras, representação gráfica da seqüência. Por isso todos nós já estamos conectados e representados na língua das máquinas, se livrando assim da famosa "simulação" necessária para que nós entendamos o que as máquinas "pensam".
Quem não conhece o Second Life? Eu confesso que não conhecia até surgir em nosso debate a idéia de que os humanos estariam “largando” a vida real por ser difícil, cansativa, estressante, para fantasiar no computador uma outra vida, pura e simplesmente baseada no que a humanidade sonha em ser e não consegue.
Ainda mais agressiva é a idéia de que alguns especialistas na linguagem informatizada, nos códigos binários, origem de tudo, estariam tão puramente preocupados em não acabarem presos ou “desplugados” de seu mundo virtual.
Pensando nesses fatos foi fácil comparar com alguns detalhes do filme, quando o “operador” procura algum dos personagens do filme na tela de seu PC, não é um nome que aparece, ou uma imagem, apenas uma combinação binária (mesma forma utilizado pelos bancos, por exemplo).
Os humanos podem viver fora da Matrix no filme, existindo inclusive uma cidade de humanos “livres”, mas a maioria, e essa talvez seja a idéia principal do filme, prefere viver a “simulação” criada pela Matrix do a vida real (seria a mesma situação de quem prefere o Second Life, ou o Messenger a invés de uma conversa real?). O agente Smith persegue Sr. Anderson (NEO) e os que se revoltaram contra a Matrix (mesma figura do Hacker), pois eles atrapalham o equilíbrio necessário para o domínio das máquinas.
É, pode ser meio forçada a comparação, mas será fora da realidade?
Pelo jeito será preciso muito mais debate para sabermos ao certo.

9 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Robson Jorge Loureiro. CSN01S1

Realmente é uma abordagem até bastante batida. Nosso querido mundo Matrix. O tal do "deserto do real". Mas o que ainda é realidade hoje? Vivemos plugados meu caro. O dia todo e todo o dia. Não é uma questão de gosto e sim de necessidade. Não há outros meios. Para ser real temos que existir no mundo virtual. É a mais pura e lógica equação matemática moderna. Cibernética, pra relembrar o tema.

Anônimo disse...

O filme em si � uma hist�ria complexa que aspira para a mitologia, pois e cheio de mitos e herois numa hist�ria fabulosa. A Matrix � um mundo virtual, uma realidade simulada, inventado para sustentar a comunidade da Intelig�ncia Artificial (IA), que venceu a batalha pela terra duzentos anos no futuro.
A IA vive da energia de nossos corpos, pois, apos o c�u ser queimado por n�s, impossibilitando a passagem da luz do sol, impedindo que a AI capte energia solar. E ent�o nos pacificam fazendo-nos assistir a uma simula�o de nossa vida e nos mantendo em controle. Os seres humanos n�o mais nascem, eles s�o cultivados.
Aquele bife que est� comendo? Simula�o. As mem�rias? Nenhuma delas aconteceu. Planejada pelas maquinas, (IA), para servir a rede. Dentro dessa simula�o, os autores prop�em, como um mundo real, regras normais como a lei da gravidade, mas que, uma vez fora dela pode-se criar uma consci�ncia de que isso � uma simula�o podendo ent�o quebr�-las ou distorc�-las, parecendo que todos tem poderes sobrenaturais, como se fosse um jogo de v�deo game.
A Matrix tem dois alvos: escravizar a ra�a humana e agrad�-la, pois precisam de n�s para sobreviverem. Ent�o voc� pensa: o que � a Matrix? Filmes! Todas as coisas, as quais prendem Keanu Revees a esta realidade virtual s�o os mesmos que nos mant�m presos a nossa cativante m�dia: filmes, televis�o, v�deo game, os quais tamb�m querem nos manter em controle e tamb�m o sonho. De fato, o filme aponta astutamente o quanto a realidade e sonho s�o similares, e nos podem fazer perder a no�o do que � real e o que � sonho.

Ariany Araujo CSN01S2

Anônimo disse...

Realmente este filme retrata bem a duvida de quase todo ser humano que estuda comunicação, "será que um dia as máquinas tomarão controle do mundo?".

vamos aguardar para ver.

Anônimo disse...

O q sera d nois..? QUEROO MORREEEEER!!!!!!!!! rsrs =)

Lúcia G. disse...

O Second Life não passa de uma brincadeira virtual, para sairmos do marasmo, do caos e de toda essa bagunça que é a vida real. E particularmente, eu prefiro viver essa bagunça a passar meus dias sentanda na frente de uma máquina vivendo uma vida ilusória.

Lúcia Gonçalves - CJN01S2

Yan Bartholo disse...

O filme aborda uma fantasia. A matrix fingindo ser a realidade que todos gostaríamos que fosse, mas na verdade, essa realidade é outra. No mundo real do filme, o mundo é dominado pelas máquinas e as pessoas vivem tentando combatê-las. Essa transição entre realidade e ficção mostra o avanço científico e tecnológico que está apenas começando.

Yan Bartholo - CSN01S2

Anônimo disse...

O real é nada mais do que condicionamos a nós mesmos. Digo isso nao em relação ao filme, mas a vida real. Pode se ver pessoas interagindo em seu proprio mundo, independente de outras pessoas para quase tudo.

José Ferreira Neto CSN 01 S01

Anônimo disse...

o filme retrata bem o mundo real e o virtual..
a batalha que neo traça com o agente é praticamente a msms que o ser humano traça com a máquina, tcnologia.
Sem as tecnologias o homem ja nao consegueria ter uma vida "normal" sem pecebermos..elas nos dominaram.

jhoseline aneleh
jornalismo
turma: cjn01s2