domingo, 1 de junho de 2008


Nome: Natana Belchior
Habilitação: Jornalismo
Turma:CJN01S1
Um Ciborgue é um organismo cibernético, isto é, um organismo dotado de partes orgânicas e mecânicas, geralmente com a finalidade de melhorar suas capacidades utilizando tecnologia artificial. Híbrido de máquina e organismo, o ciborgue simboliza a ruptura e a confusão dessas fronteiras e pode ser apropriado criticamente para se fundar uma nova política. Foi inventado por Manfred E. Clynes e Nathan S. Kline em 1960 para se referir a um ser humano melhorado que poderia sobreviver no espaço sideral. Tal idéia foi concebida depois de refletirem sobre a necessidade de estabelecer uma relação mais íntima entre os seres humanos e máquinas, em um momento em que o tema da exploração espacial começava a ser discutido. A idéia de ciborgues traz a possibilidade de adaptação do homem com a substituição de peças, partes de seu corpo, esforços cinetificos em superar os limites do homem com a máquina, o exemplo é o coração, que foi o primeiro órgão do ser humano areceber o acoplamento definitivo de uma máquina com a implatação do primeiro marca passo interno em um ser humano em outubro de 1958, pleo cirurgião cardiaco Ake Senning eo engenheiro eletrônico Rune Elmquist.

5 comentários:

Anônimo disse...

Raifran Gomes (CJN 01S1)

Os ciborgues típicos das obras de ficção científica, apresentam-se como uma síntese de partes orgânicas e artificiais e, geralmente, servem de mote para comparações entre o ser humano e a máquina, refletindo sobre temas como a moralidade, livre-arbítrio, felicidade, etc.

Anônimo disse...

Francisco Junior (CJN01S1)

De acordo com algumas definições do termo, a ligação entre a física e a metafísica da humanidade com a tecnologia já está nos tornando ciborgues, se atendermos à sua definição estrita. Por exemplo, uma pessoa que tenha implantado marcapassos poderia ser considerado um ciborgue, visto que seria incapaz de sobreviver sem esse componente mecânico.

Anônimo disse...

Luiz Bernardo (CJN01S1)

Um Ciborgue é um organismo cibernético, isto é, um organismo dotado de partes orgânicas e mecânicas, geralmente com a finalidade de melhorar suas capacidades utilizando tecnologia artificial.

Anônimo disse...

valdecleia oliveira - CJN01S1- 2008
Qualquer pessoa com um órgão, membro ou suplemento artificial(como um marca-passo), qualquer um reprogramado para resistir a doenças(imunizado)ou drogado para pensar/comportar-se/sentir-se(psicofarmacologia)melhor é tecnicamente um ciborgue.GRAY, MENTOR e FIGUEROA-SARRIERA.

Anônimo disse...

Valdecléia Oliveira- CJN01S1- 2008
os atletas, principalmente os de natação são exemplos de ciborgues em nossos dias,pois a cada ano as tecnologias têm aperfeioados os seus trajes para que haja menos atritos com a água e assim, novos recordes quebrados.