segunda-feira, 12 de maio de 2008

Marshall McLuhan: “O meio é a mensagem”



Muito celebrado na década de 60, o professor de literatura canadense Hebert Marshall McLuhan fez uma abordagem inovadora: “O meio é a mensagem”.
McLuhan estabeleceu como objeto de estudo o “meio”. Ele afirma que os meios de comunicação são extensões dos sentidos humanos.
Observe que com o passar do tempo a tecnologia vem se inovando e nós, indivíduos, acabamos nos tornando dependentes desse meio. Um exemplo claro e específico é o celular. Dia após dia precisamos do aparelho celular para facilitar a comunicação entre as pessoas por motivo de necessidade. Daí observamos o significado do termo “auto-amputação” e percebemos também a falta que sentimos quando não estamos com uma tecnologia dessas ou outra qualquer. Exemplo: geladeira (armazena e conserva os alimentos na temperatura certa); o avião (facilita e agiliza a locomoção das pessoas); o carro (uma ou várias pessoas podem ganhar mais tempo neste do que de ônibus); a televisão (proporciona informação e entretenimento de vários lugares, a qualquer hora).
Desta forma, McLuhan quis mostrar um impacto quanto à frase “o meio é a mensagem”, fazendo-nos conhecer a intensidade e o entorpecimento que os meios têm em proporcionar sentidos, cultura, tecnologia e força de pensamento psicológico.

Turma CSN01S1:

Joelma Souza
Fabiola Mendonça
Jean Cramer
Starlen Ricardo
Alessandra Januário

15 comentários:

Anônimo disse...

Aline Amorim
CSN01S1
McLuhan: O meio é a mensagem.
É interessante o que o grupo abordou,porque, a tecnologia nos dias de hoje nos faz refém dela.
Se nós que vivemos neste século fossemos voltar no tempo e tentar viver por exemplo lá pelo século XVIII nós com certeza iriamos ficar totalmente perdidos e não conseguiriamos viver na época pois lá eles ainda nem se quer usurfluiam de tecnologia...

Anônimo disse...

Aline Amorim.
CSN01S1
2008

tupamaru disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
tupamaru disse...

Ou seja, nós somos nossa própria extensão...como muitos já falaram aqui.

Ícaro da Silva Nascimento
CSN01S1

tupamaru disse...

Marshall McLuhan ficou famoso por ser sensacionalista por trazer teorias metafóricas,que deixam muitas questões com pontos extremamente discutíveis, como e o caso dessa teoria de que "o meio e a mensagem"...pois ele tinha uma visão do futuro, por isso que as pessoas não conseguiam compreeder as suas teorias, uma das maiores provas de que o meio e a mensagem e a internet.



Ícaro da Silva Nascimento
CSN01S1

Anônimo disse...

Joelma Melo, CJN01S1, 2008/1

“Concordo em parte com e teoria de McLuhan quando ele diz que o meio é a mensagem. Já existia comunicação, mesmo antes da criação de todos os aparelhos que hoje existem. Claro que agora temos essa dependência a tais aparelhos, mas antes eles nem existiam e já havia comunicação. O homem foi criado para se comunicar!”

Anônimo disse...

Crysthiane Cassiano Dácio Cjn01s1,2008/1

O que realmente importa é o efeito mental imediato dos meios de comunicação e não as mensagens que veiculam. Desta idéia surgiu a polêmica idéia de McLuhan,a de que “o meio é a mensagem”

Unknown disse...

Jhoseline Aneleh-Jornalimso
CJN01S2
o interessante que mcluham frisa nesse primeiro capitulo, é que nao importa a mensagem ou o conteudo...e sim o proprio meio em si,..
e concordo com ele quando diz que os meios sao extensoes de nós mesmos, pois nossas vidas sem a roda, por exemplo..nao conseguiriamos mais nos locomover de lugares tao longe..e entao ficamos escravos desses meios..

adorei macluhan..
um grande abraço.

Anônimo disse...

JOELMA SOUZA CSN01S1 2008

BOM,COMO PODEMOS OBSERVAR QUANDO O MARSHAL MC LUHAN DIZ QUE O MEIO É A MENSAGEM, ELE ESTA QUERENDO DIZER QUE NA VERDADE DEVEMOS ENTENDER OS MEIOS PARA PODER CAPTAR A MENSAGEM A SER TRANSMITIDA E TAMBEM EM OUTRA PARTE DO TEXTO ELE AFIRMA QUE SOMOS DEPENDENTES DOS MEIOS E NESSE PONTO PODEMOS OBSERVAR QUE EMBORA ISSO SEJA VERDADE O PROPRIO HOMEM ACABA POR DESCOBRIR UMA NOVA FORMA DE REVOLUCIONAR ESSES MEIOS FAZENDO COM QUE CADA VEZ MAIS ELES SE TORNEM TECNOLOGICAMENTE AVANÇADOS,OU SEJA,EMBORA O HOMEM SEJA ESCRAVOS, ELE ACABA DANDO UM JEITO DE TRANSFORMAR OS MEIOS EM CADA VEZ MAIS REVOLUCIONARIOS.

Anônimo disse...

Essa teoria vem se tornando a cada dia uma extensão de conhecimento, faz com que as pessoas deixem de viver só com o que tem, mostra muitas inovaçoes, e isso é interessante, é muito bom está sempre em novas tecnologias, e nunca deixamos de aprender estamos sempre descobrindo algo diferente.

Alessandra Januário
CSN01S1

Anônimo disse...

muito bom o trabalho de vocês ainda quando comentam sobre o exemplo da geladeira com alimentos e a tv isto mostra sem as inovações da tecnoliga iriamos viver como tempos passados que cada dia descobrimos algum ou modo diferentes.

Márcia Andreia
CSN01S1

Anônimo disse...

Alciberto Garcia salaCJN01S1

Quando se fala que o meio é a mensagem,entende-se o aparelho tecnógico que facilita a chegada desta ao receptor é o principal elemento da compreensão da mensagem recebida.

Anônimo disse...

Lisllen Suellen sala CJN01S1

Para Mcluhan o meio tecnológico, é a extensão dos sentidos humanos,ou seja um depende do outro.

Anônimo disse...

Antonio cardoso chaves
CSN01S1

muito bom tudo q foi colocado no texto, essa definição q Mcluhan faz na decada de 60 teve todo esse inpacto por causa q toda aquela tecnologia era muito recente e as pessoa não tinha a menor noção dessa dependencia q elas iriam causar.

Anônimo disse...

bom,segundo MC LUHAN o meio é a mensagem porque é o meio que configura e controla a proporção e a forma das ações e associações humanas. O conteúdo ou usos desses meios são tão diversos quão ineficazes na estruturação da forma das associações humanas. Na verdade não deixa de ser bastante típico que o “conteúdo” de qualquer meio nos cegue para a natureza desse mesmo meio.

JOELMA SOUZA CSN 01S1