Em nossa cultura, a emblemática frase de McLuhan de que "o meio é a mensagem", apenas significa que as conseqüências sociais e pessoais de qualquer meio, ou seja, de qualquer uma das extensões de nós mesmos, constitui o resultado do novo padrão introduzido em nossas vidas por uma nova tecnologia ou extensão de nós mesmos.
Sendo assim, nos focamos, contudo, às conseqüências psicológicas e sociais dos desenhos e padrões na medida em que ampliam ou aceleram os processos já existentes. Pois a “mensagem” de qualquer meio ou tecnologia é a mudança de escala cadência ou padrão que esse meio introduz nas coisas humanas.
Nome: Carolina Dias Habilitação: Jornalismo Turma:CJN01S2
4 comentários:
valdecleia oliveira- cjn01s1, 2008/1
"se o meio é minha extensão, devo tentar utilizá-lo de maneira positiva, pois tudo que vai, volta. É uma questão de causa e efeito".
Assunto de muito conteudo, este apresentado por voces parabens foi um bom trabalho.
ALUNO: Rodrigo Elson Bezerra de Almeida
Curso: Com. Social Jornalismo
Turma: CJN01S2
Carolina Silva, CJN01S1, 2008/1
Realmente, numa cultura como a que nós temos, pouco lembramos que o meio é a mensagem. Porém, a participação da tecnologia em nosso cotidiano, de fato, constitui um novo padrão em nossas vidas.
Interessante este resumo.
"Os efeitos da tecnologia manifestam-se nas relações entre os sentidos e nas estruturas de percepção, de maneira uniforme e sem resistências, não ocorrendo ao nível das opiniões e dos conceitos". (p. 21-37)
Postar um comentário