quarta-feira, 7 de maio de 2008

O meio como mensagem

Segundo McLuhan, todo meio tecnológico constitui uma extensão humana. Um exemplo bem claro disso é a roda, que é uma extensão do pé. Ela nos possibilita uma locomoção mais rápida no tempo e no espaço.
Por outro lado, os meios tecnológicos nem sempre são usados para seu fim específico: as máquinas podiam fiar, tecer e costurar; as pessoas podiam viajar rapidamente por terra e pelo mar, impulsionadas por poderosos motores a vapor, e logo vieram as instalações das linhas de telegráfos.



"Os produtos da ciência moderna em si mesmo não são bons nem maus, é o modo como são empregados que determinam o seu valor", disse o Gen. David Sarnoff. O avião trouxe benefício, porém, foi um meio utilizado para dizimar vidas. E isso sem falar na TV e outros meios de comunicação.


Com relação aos meios tecnológicos de comunicação, McLuhan os definiu como extensões dos sentidos humanos, uma vez que ampliam nossas possibilidades de percepção do mundo.
Ele não se interessava pela análise de conteúdo. Suas idéias, seus pensamentos estavam voltados apenas para o meio tecnológico. Ele chama atenção para a tecnologia, e não para o conteúdo das mensagens, pois, segundo ele, a tecnologia é uma extensão do homem, sendo ela própria, portanto, a mensagem.

Equipe: Lino de Paulo, Henri Clay, Suelen Costa, Adelyane Lobato, Fabrícia Campos e Fernando Souza (CJN01S2)

9 comentários:

Unknown disse...

" O meio é a Mensagem", é um dos capítulos do livro escrito por McLuhan. Os meios de comunicação como extensões do homem.
Ele é bem preciso quanto a sua opniao sobre a influencia dos meios sobere homem. Acho interessante como ele consegue envolver e pertubar de uma certa maneira as opniões dos leitores.
o que mais me chamou atenção nesse capítulo foi quand ele citou que os meios tecnológicos são nossas próprias extensões, e que acabamos ficando acostumados com eles.

adorei a apresentação do grupo tb.
abraço!

jhoseline aneleh- Jornalismo turma:CJN01S2

Anônimo disse...

E verdade o homem está acomodado com tanta tecnologia que usa como se fosse uma parte sua!!!!

Anônimo disse...

miraciclé pereira,cjn01s1,2008.2 semestre.

MC LUHAN:
Tendo como teoria mais polêmica``o meio é a mensagem``outros técnicos se preocupavamcom que a mensagem chegasse ao seu ponto final,sem se preocupar com o meio e toda a idealizacão do mesmo.a tecnólogia faz parte do homem que são totalmente dependentes dela.
MC LUHAN inovou criando um jogo de palavras com sua celebre,trocando os sentidos com o objetivo de cahamar atencão.

Anônimo disse...

miraciclé pereira,cjn01s1,2008,2semestre.
NARCISO E O MITO DA BELEZA:
Segundo a mitologia grega,narciso se apaixonou-se pela própria beleza,e quem nasce sobre seu signo carrega consigo a vaidade e qualidade para construcão da sua imagem.
O mito é o fato de que os homens se tornam fascinados por qualquer extensão de si mesmos em qualquer material que não seja deles próprios.com o adventoda tecnólogia eletrica,o homem prologou e projetou para fora de si mesmo um módulo do próprio sistema nervoso central,qualquer invencão ou tecnólogia é uma extensão com auto-amputacão do corpo.

Anônimo disse...

miraciclé,pereira,cjn01s1,2008,2 semestre.
MENSAGEM:
O meio é a mensagem em que as consequências socias e pessoais de qualquer meio,pois a mensagem é a mudanca de escala acadêmica ou padrão que esse meio introduz nas coisas humans.

Anônimo disse...

miraciclé pereira,cjn01s1,2008,2 semestre.
OS MEIOS DE COMUNICACÃO:
As tecnólogias de comunicacão se estabelece e constitui a forma comunicativa e determina o próprio conteúdo da comunicacão,temos a tv e o rádio.
Vimos a máquina em que o presidente da rede amazônica``Phelippe Daou``usou quando tinha 16 anos,onde escreveu as primeiras matérias e que o conduziram ao jornalismo.

Anônimo disse...

Para Mcluham toda tecnologia gradualmente cria um ambiente humano totalmente novo,e a era eletronica criou o seu , a partir do ambiente mecanizado da era industrial.
O meio da comunicação ampliam os sentidos ....Mcluham faz uma distiñção no efeito dos meios de comunicação: aquele que prolongam um único sentido humano em alta definição(alta saturação de dados) são meios quentes como rádio e a fotografia,e os que permite a maior participação dos receptores no entendimento de seus enunciados são meios frios( fala, tevê, telefone....)
Turma: CJN01S2 Keila C. Ferreira
keila_belaflor@hotmail.com

Lino De Paulo disse...

Segue abaixo comentário do colega Fernando Andrade para o tema debatido em sala de aula.

Não há dúvidas que as novas tecnologias de comunicação aproximaram pessoas, empresas e países. Possibilitaram a formação de blocos econômicos que acabaram com muitas fronteiras, contudo permanecem intactas as fronteiras sociais, o desemprego causado pela automação e informatização é um exemplo.

Obs.: a postagem feita por mim deve-se ao fato das dificuldades que alguns colegas estão encontrando para fazer seus comentários. Valeu!

Lino De Paulo disse...

Por Fernando Andrade (CJN01S2)

Os blocos econômicos, fenômenos da globalização da economia mundial fortaleceu as economias regionais, todavia originou novos conflitos nas relações de trabalho, na medida em que os trabalhadores que tinham baixa remuneração em seus países passaram a disputar o mercado de trabalho de outras nações mais desenvolvidas, tornando-se mão-de-obra barata, gerando uma onda de nacionalismo exacerbado. O Mercado Comum Europeu foi quem mais sofreu com essa situação.