O meio é responsável pela configuração e controla a proporção e a forma das ações humanas. Seu conteúdo muitas vezes nos cega para a sua origem.
A luz elétrica, por exemplo, não é vista como meio de comunicação, por não possuir conteúdo.
Assim os estudos sobre os meios nos levam a observar não só o conteúdo, mas também seu próprio meio e a matriz cultural que ele atua.
Os efeitos da tecnologia não ocorrem através das opiniões e dos conceitos, eles ocorrem através da percepção, e apenas o artista sério resistiria, pois ele conhece as mudanças da percepção.
Por muito tempo a humanidade vem aceitando fácil o impacto causados pelos meios.
Nome: Iranir Carvalho, Publicidade e Propaganda, Turma: CSN01S2
Equipe:
Fabricia Rose
Geisy Castro
Iranir Carvalho
Jarina Paula
Katelyn Tifany
Luciana Gomes
Marco Antonio
Suanam Ito
segunda-feira, 19 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Subhashini Kumari
CSN01S2 - 2008
Sobre a famosa frase de Mc Luhan, "o meio é a mensagem", pode-se dizer que é apenas as consequências sociais e pessoais de qualquer meio que são introduzidos em nossas vidas por uma nova tecnologia ou extensão de nós mesmos.
Trata-se de uma formulação excessiva pelaqual o autor pretende sublinhar que o meio, geralmentepensado comosimples canal de passagem do conteúdocomunicativo, mero veículo de transmissão da mensagem, éum elemento determinante da comunicação.Enquanto suporte material da comunicação, o meiotende a ser definido como transparente, inócuo, incapazde determinar positivamente os conteúdos comunicativos queveícula. A sua única incidência no processo comunicativoseria negativa, causa possível de ruído ou obstrução naveículação da mensagem. Ary csn01s2
Mcluhan diz de acordo com o seu conceito que o meio conduz a mensagem e ele própio é a mensagem, por exemplo a TV, condicionada não pelo que informa e sim por como informa. A mudança de prcepção ocorre devido ao meio (máquina) e não ao seu conteúdo.
A mensagem de um meio é outro meio (a mensagem escrita é a palavra falada).
Por fim, o importante mesmo não é a mensagem em sí, mas como essa mensagem é entregue.
Katelyn Marques (CSN01S2 - 2008)
Suanam Lorena Ito(CSN01S2)
o meio é a mensagem, ou seja, a mensagem de um meio acaba sendo outro meio. O que importa é o efeito imediato provocao pelos meios de comunicação e não as proprias mensagens.
Postar um comentário