sexta-feira, 2 de maio de 2008

McLuhan O meio é a mensagem e Narciso como narcose


McLuhan destaca que os meios de comunicação são extensões dos sentidos do homem. Ele usa a expressão “O meio é a mensagem” para chamar atenção para o meio tecnológico, e não para o conteúdo das mensagem, usando um paradoxo para significar que o conteúdo de qualquer meio ou veículo de comunicação é sempre outro meio ou veículo. Umberto Eco afirma que isto é incorreto, pois o receptor tem a liberdade de interpretar as mensagens. Afirma McLuhan que qualquer invenção ou tecnologia é uma extensão ou auto-amputação de nosso corpo, como se fosse um órgão expandido que exige relações de equilíbrio com os demais órgãos (tecnologias) existentes, deixando claro que a tecnologia é uma extensão do nosso corpo físico.


Grupo:
Mário Carvalho
Ellen Moraes
Maria Jose Cavalcante
Ícaro Nascimento
Jessyka Summer
Érica Melo
Márcia Andréia
Turma: CSN01S1
Profª: Mirna Feitoza
Bibliografia: MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix.

3 comentários:

Ed Britto disse...

Ainda não li as críticas de Roberto Eco ao McLoham, e ainda pouco discutimos essa particularidade em sala de aula. Mas, pelo que li aqui, não há equívoco, até porque McLoham não desconsidera a “liberdade” do receptor, destaca, inclusive, que sociedades diferentes reagem de formas diferentes aos mesmos meios. Apenas dá maior destaque para a importância do meio em si, em sua natureza própria, que, indiferente da forma como é utilizada, amplia e acelera os processos humanos.

Edmar Britto CJNO1S2.

Anônimo disse...

Mcluhan é um grande home foi ele q abordou uma inovadora mensagem:" O MEIO É A MENSAGEM" junto com esta frase ele afirma tambem q os meios de comunicação sao extensões dos sentidos humanos com a tecnoliga de hoje.
Mas na minha opnião temos que saber que vivemos numa sociedade que precizamos de tecnologia para ter uma boa comunicação melhor termos que perceber que a tecnologia e nosso meio de comunicação.

MÁRCIA ANDREIA
CSN01S1

Anônimo disse...

É interessante notarmos a preocupação de Mcluhan com o "meio" da mensagem, com tudo aquilo que desenvolve uma mensagem, todo o processo de pesquisa e análise de conteúdo que forma uma mensagem perfeita e completa à ser enviada ao receptor.
Mcluhan mostrou que não somente a mensagem era importante, mais que o meio é fundamental.

Nome:Ellen Moraes
Turma:CSN01S1
CURSO:Publicidade e Propaganda