O Museu da Rede Amazônica foi fundado em 18 de abril de 2002 e preserva a história da empresa e de seus fundadores.
Bernado Cabral
Em nossa visita ao local, encontramos expostos os primeiros equipamentos importados para abrigar a antiga TV Amazonas e a Biblioteca Bernardo Cabral, especializada em Amazônia e Comunicação.
Encontramos também a máquina que o jornalista Phelippe Daou usou no início de sua carreira, aos 16 anos, quando escreveu as primeiras matérias que o conduziram ao Jornalismo.
Uma outra relíquia encontrada no museu é uma Linotipo que era usada pelo jornal A Notícia para imprimir seus exemplares.
Abaixo, exposição de jornais publicados durante o século XX.
Chegando à Biblioteca, tivemos a demonstração de alguns outros jornais que já existiam por volta do início do século XX, como "Amor" e "O Mucuim".
Jornal "O Mucuim" nas mãos da Profa. Mirna Feitoza.
A partir daí acompanhamos alguns exemplos de propaganda. Nessas imagens, podemos ver amostras sobre a primeira míni-novela infantil.
Sonhos de Popi, scrip da primeira míni-novela infantil
Um pouco adiante nos encontramos com os manequins expostos no centro do local, com figurinos de época doados ao museu para a produção de míni-séries.
Entre outras relíquias guardadas na Biblioteca do Museu, registros importantes como a Constituição de
Imagem dos pertences de Phellipe Daou também encontrado no Museu:
A seguir, algumas imagens de méritos conseguidos pela Rede Amazônica.
E muito mais...
Habilitação: Jornalismo
Turma: CJN01S2
8 comentários:
Crysthiane Cassiano Dácio Cjn01s1,2008/1
Museu da Rede Amazônica,é na realidade, Patrimônio histórico do Amazonas,com seu acervo repleto de relíquias. Na minha concepção trata-se de uma verdadeira pérola do Jornalismo Amazonense.
Carolina Silva, CJN01S1, 2008/1
Muito interessante esse Museu da Rede Amazônica, onde podemos conhecer um pouco da história da produção do jornalismo aqui em Manaus. Para nós, futuros profissionais dessa área é muito importante conhecer.
Gostei.
Visita de extrema importância para o nosso desenvolvimento acadêmico, mais do que imagens, equipamentos, etc, a figura marcante deste meio, fica a cargo de personalidades que fizeram e ainda fazem a história da comunicação na região norte, quiça do país...hehe...talvez volte mais vezes por lá, os guias responsáveis pela amostra e até a nossa mestra estão de parabéns...primordiais.
Subhashini Kumari
CSN01S2 - 2008
A visita no museu da rede amazônica, contribuiu sem dúvidas para o nosso melhor conhecimento sobre as grandes mudanças tecnológicas que houveram para o progresso jornalístico no amazonas.
E o melhor é que podemos utilizar o seu acervo para realizar pesquisas acadêmicas, o qual é muito rico.
Concerteza!!!! a visita q fizemos na Fundação Rede Amazonica...foi d grande importancia, para o nosso conhecimento e apredizado....Muito bom mesmo.
Turma: CJN01S2 Keila C. Ferreira
keila_belaflor@hotmail.com
Concerteza!!!! a visita q fizemos na Fundação Rede Amazonica...foi d grande importancia, para o nosso conhecimento e aprendizado.Adorei!!!
CARLA ROBERTA
JORNALISMO (CJN01S2)
FOI SIM IMPORTANTE AS BASES DADA PELO SR ABRAHIM. FOI UM DIA MARCANTE, E FEZ EU TER A CERTEZA DE QUE EU QUERO SEGUIR A ÁREA.
Postar um comentário